domingo, 2 de junho de 2013

Ganímedes

     Na mitologia grega, Ganímedes era um príncipe de Troia, por quem Zeus se apaixonou. Nas imediações de Troia, o jovem cuidava dos rebanhos do pai, quando foi avistado por Zeus. Atordoado com a beleza do mortal, Zeus transformou-se em uma águia e raptou-o, possuindo-o em pleno vôo. 


     A lenda do rapto de Ganímedes por Zeus, o senhor do Olimpo, legitimava o ato de raptar adolescentes, dando ao costume a ritualização religiosa necessária. Zeus, pai absoluto dos deuses e dos heróis, tem as suas lendas voltadas para os amores impetuosos que sempre teve e que o levaram a raptar e amar diversas mulheres, com as quais sempre teve filhos. Para que as suas conquistas não fossem descobertas por sua colérica e ciumenta esposa Hera, Zeus usava os mais complexos disfarces para atrair as amantes: metamorfoseou-se de touro para atrair Europa ou de Cisne para amar a bela Leda. Fugindo da função dos amores fugazes e procriadores, surge a lenda de Ganímedes, um príncipe troiano que arrebatou o coração do mais poderoso dos deuses do Olimpo, fazendo-o por um momento, amante do amor que sublimava o belo, esquecendo-se da função milenar da procriação.

     Ganímedes era um príncipe troiano, que, ao despertar a puberdade no corpo e na alma, trazia uma beleza rara. Seus traços de homem-menino reluziam pelos campos aos arredores da cidade de Tróia, onde cuidava dos rebanhos do pai. Foi numa tarde de primavera, que a beleza maliciosa de Ganímedes chamou a atenção de Zeus. O senhor do Olimpo, ao avistar beleza tão sublime, foi fulminado pela paixão. Impossível resistir à graciosidade do rapaz, ao rosto ainda imberbe, a transitar entre a juventude e à idade viril. Enlouquecido pelo desejo e pela paixão, Zeus transformou-se em um águia, indo pousar junto ao jovem. Encantado pela beleza onipotente da ave, Ganímedes aproxima-se, acariciando-lhe a plumagem. Imediatamente Zeus envolve o rapaz, tomando-o pelas garras, levando-o consigo para as alturas. Cego de paixão, o senhor do Olimpo possui o jovem ali mesmo, em pleno vôo. Ganímedes após ter sido ludicamente amado por Zeus, foi levado para o Olimpo.

     Ao contrário das lendas das amantes de Zeus, que após o ato do amor, eram perseguidas pelos ciúmes de Hera ou pela ira dos pais, sofrendo até o momento do parto do filho do deus, Ganímedes, apesar da fúria de Hera, chega ao Olimpo intacto, onde é recebido com honras, assumindo o posto privilegiado de servir o néctar da imortalidade aos deuses, substituindo Hebe na função. Após servir aos deuses, Ganímedes derramava os restos sobre a terra, servindo também aos homens.


     A lenda conta dos privilégios que os jovens raptados tinham ao lado dos amantes. Evita-se o castigo, comum às amantes de Zeus, mostrando que o amor de um homem mais velho com um jovem era lícito, puro e honroso. Ganímedes é hoje um dos satélites do planeta Júpiter, uma homenagem ao mito.


     Um jovem quando muito belo, despertava a paixão e o desejo de homens maduros. Ser raptado por um homem mais velho era comum em uma sociedades como a cretense, sendo autorizado pela lei, estabelecendo um prazo de convivência entre raptor e raptado, que cessava com a volta do jovem trazendo presentes que a lei da cidade especificava, como um boi para ser sacrificado a Zeus, em uma festa que o jovem dava, declarando publicamente se havia concordado ou não com o rapto e com o relacionamento que estabelecera com o amante. Se ao ser raptado, o jovem noivo não concordasse com o amante, ele poderia, no momento do sacrifício do boi e da festa, exigir uma reparação e desligar-se da relação. Dificilmente este fato acontecia, visto que era uma desgraça social um jovem bonito e de família abastada não possuir amante em conseqüência da sua má conduta para com quem o raptasse. Os que eram raptados tornavam-se companheiros dos seus amantes, usufruindo privilégios especiais, como usar roupas da melhor qualidade; ocupar os lugares de honra nas corridas e danças, indicando que eram especiais para os seus amantes.

54 comentários:

  1. Ganímedes inventou o sugar daddy! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Veado é uma espécie de animal selvagem, e Zeus é um deus da mitologia grega!

      Excluir
  3. pedofilia e rapto sendo romantizados uau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando homens héteros adultos se relacionam com garotas de 13 a 17 anos, ninguém fala que é pedofilia, porque será?

      Excluir
    2. porque provalvelmente você não conversa com muitas pessoas normais, já qualquer tipo de pedofilia é repuginante independente do genero da vitima

      Excluir
    3. Você está incorrendo em anacronismo, querendo interferir na cultura grega! Atualize-se!

      Excluir
  4. Nem sabia que Zeus era viadão. Pedofilia, péssimo exemplo para sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veado é uma espécie de animal selvagem, e Zeus é um deus da mitologia grega!

      Excluir
    2. Quando homens héteros adultos pegam garotinhas de 13 a 17 anos ninguém fala que é pedofilia, porque será?

      Excluir
    3. Por que, às vezes, ninguém fica sabendo, e quando sabe-se, a repugnância entra em tal estado nas pessoas que elas viram os rostos e por não terem nada a ver, deixam para lá. Por isso, cabe às assadiadas contactarem os órgãos responsáveis para que a justiça seja feita.

      Excluir
    4. Okay mas pq que ninguém comenta o fato dele ser conhecido por trair a esposa com inúmeras amantes? Tipo, isso com ctz é muito mais grave do que ser "viado". Só que não dá pra esperar muito de uma sociedade machista e homofobica mesmo. Beijos

      Excluir
    5. Uau pelo menos um ser humano pensou como eu melhor comentário!

      Excluir
    6. Gente, isso é a mitologia, talvez verdade em alguns pontos, talvez não! Mas tudo que aconteceu de verdade foi feito por pessoas primitivas em tudo, em moral principalmente. Por mais que digam que eram deuses, me parece que nada mas era que a desculpa para justificarem os próprios erros.

      Excluir
  5. O nível dos comentários. Não sei como s ignorância ainda me surpreende.

    ResponderExcluir
  6. pelo jeito(na vida real)era melhor nascer feio ou "normal"na antiga grécia pois se voce fosse bonito poderia acabar chamando a atenção de algum velho tarado pedófilo e nem sequer poderia rejeitar o pervertido(já o mito é um abuso sexual romantizado)

    ResponderExcluir
  7. Ocidentais e seus desvarios... o que seria absurdo em qualquer lugar decente aqui, não passa de cotidiano e, como no mito tudo pelas paixões mais primitivas pode ser justificado.

    ResponderExcluir
  8. Era assim q legitimavam todo abuso?! Com lendas?! Podemos incriminar Zeus ainda?!

    ResponderExcluir
  9. Divina relação entre Ganímedes e Zeus, viva os gregos antigos!

    ResponderExcluir
  10. Gente falando de pedofilia como se naquela época isso fizesse sentido,as pessoas casavam com os próprios irmãos e as leis de hoje não tem nada haver com isso

    ResponderExcluir
  11. Os mitos são uma forma de escancarar a verdade. Não são lendas, são a explicação sobre a humanidade, a sexualidade, os astros, a arte e tudo o mais que possamos conceber. A mitologia grega é uma forma de nos mostrar que o sagrado e o profano é familiar a todos. Não importa o tempo nem o lugar.

    ResponderExcluir
  12. Abuso sexual e pedofilia.Tudo romantizado para ser legitivo,q horror !

    ResponderExcluir
  13. Vou até escrever uma fic baseada nessa história

    ResponderExcluir
  14. Gente, nossa concepção de pedofilia ainda não existia naquela época, por isso que essa relação entre jovens e homens mais velhos era tão naturalizada. Fora isso, antigamente os relacionamentos eram em sua maioria de caráter financeiro (e até hoje muitos são).
    Agora gostaria de entender o porquê da diferença no tratamento dos amantes conforme o gênero. Por que Hera punia apenas as moças e não o Ganímedes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 não importa, não deixam de tá romantizando pedofilia.
      Hera sentia igual repulsa por Ganimedes tanto quanto qualquer outra amante de Zeus, mas ele era protegido, é como ele virou servo ela fez a sonsa.

      Excluir
  15. Pedofilia, estupro, sequestro e traição grandes exemplos.

    ResponderExcluir
  16. Fala sobre isso com Bolsonaro e o gado.Kd o Carluxo e o Léo Índio?????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão comendo o cool da senhora vossa mãe.

      Excluir
  17. mano kkk? Olha o rumo que essa conversa tomou, eu vim ler os comentários e virou uma discussão sobre pedofilia

    ResponderExcluir
  18. to vendo muita gente falando sobre aquela época, e sobre hoje em dia, mas entendam uma coisa...antigamente tinha pais que vendiam sua filha de 12, 13 anos para homens de 40 anos pra cima, e era normal, hoje em dia isso é considerado pedofilia, blz, é igual nas historias de mitologia grega, é antigamente, não hoje em dia, hoje em dia tem leis e protestos contra tudo isso que o conto fala, mas antigamente as pessoas não tinham o senso que a gente tem hoje e não enxergavam o quanto isso é errado.
    então nao adianta ficar dizendo que o conto ramantiza isso e aquilo, por que isso é um conto antigo e tbm tem varias adaptações em diferentes versões.
    CONTO ANTIGO CRIADO POR PESSOAS A CENTENAS DE ANOS ATRÁS QUE NÃO TINHA SENSO DE COMO TUDO ISSO É ERRADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pra chegar a essa conclusão precisa de neurônios, meu amigo, artigo que anda em falta no mercado rs.

      Excluir
  19. Para quem não sabe (pode pesquisar se acha que estou errado) a juventude para os gregos era entre os 20 e 30 anos.
    Fonte: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT20-4136--Int.pdf

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que um "tal" de Jesus apareceu para acertar os rumos da humanidade, e graças a ele e seus discípulos hoje sabemos um pouco melhor qual o caminho correto. Até quem não tem religião há de concordar que antes dele o "olho por olho" era a lei, e que absurdos como o culto de Ganímedes eram considerados coisas normais.

    ResponderExcluir