quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Rapto de Perséfone

     Perséfone era filha de Zeus com sua irmã Deméter, e não há relatos sobre o seu nascimento. A história que se conhece sobre a jovem é do seu rapto por seu tio Hades, senhor do reino dos mortos. Bem acontece que Perséfone cresceu ao ar livre, e podia sempre colher flores. Certa vez ela fora vista pelo tio, que decidiu rapta-la, para isto abriu um buraco negro no chão, onde a jovem estava, fazendo com que ela despencasse para dentro da terra, gritando de desespero, de forma que sua mãe pode sentir e ouvir os gritos. 



     Deméter, procurou sua filha por todos os lugares, comovendo Zeus, e este ordenou que Hades entregasse Perséfone a sua mãe. Porém conta-se que ninguém retorna do mundo dos mortos, se lá houver ingerido algum alimento, e Hades havia forçado a jovem a comer um grão de romã. Desta forma Perséfone estava aprisionada ao mundo dos mortos. Hades então decidiu torna-la sua esposa, transformando Perséfone na senhora do mundo subterrâneo. 

     Sua mãe no entanto estava determinada a ter a filha de volta, e ela havia se recusado a germinar a terra, enquanto sua filha não fosse trazida de volta. Zeus então foi obrigado a interver pois nada estava sendo plantado, e nada seria colhido. Deu-se o seguinte, Zeus permitiu que Perséfone passasse alguns meses junto a mãe na terra, e depois ela teria que voltar para o mundo dos mortos. Sendo este mito uma metáfora para a primavera (quando a filha regressava para junto da mãe) e o inverno (quando a jovem retornava ao seu trono no mundo subterrâneo de Hades).


     Até os mais sombrios e temidos são capazes de se apaixonar.


O que acham da história de Hades e Perséfone?
Apesar de tudo, um acabou gostando do outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário